O iHUB é um instituto privado sem fins lucrativos que tem por finalidade servir de  plataforma física e virtual aos diferentes atores do ecossistema local e regional de inovação e empreendedorismo.

Nossa Visão
Acreditamos em ecossistemas universitários mais empreendedores inovadores integrados diversos .

Nossos esforços são para servir como um ambiente onde os atores do ecossistema local e regional de inovação e empreendedorismo possam contribuir na geração de conhecimento de forma produtiva, em especial aos desafios cada vez mais urgentes de nossa sociedade. Compreendemos que a reunião e colaboração dos mais diversos parceiros e indivíduos das mais variadas áreas de conhecimento possui um potencial transformador e compõem uma comunidade única.  

Caso esteja em busca de alguma informação  mais específica visite nosso FAQ.

Depoimentos

É muito bom saber que estamos nessa caminhada junto com, mais que parceiros, pessoas tão alinhadas com nossos valores. Obrigada pela acolhida e confiança, já animadas para a próxima ação em conjunto! Contem conosco também! Essa trajetória faz mais sentido com vocês ❤

Bárbara Zolet, Mariana Rau e todo o time do Cientista Beta

O iHUB se sobressai em nosso ecossistema de inovação permitindo à diversas entidades e pessoas acesso de alto nível para se desenvolver e compartilhar conhecimento.

Edésio L. Santos

O IHUB tem sido valioso, atuando para estreitar laços entre diversos setores e disciplinas da UFRJ e destas com parceiros externos, sempre promovendo processos inovadores.

Carla Cipolla

O iHUB é a mais dinâmica iniciativa de empreendedorismo e inovação que vi surgir no espaço da UFRJ. Tendo participado de diversos dos eventos do iHUB, saí sempre fascinado com o imenso potencial disponível na Universidade, ainda não acessado pelos seus mecanismos tradicionais. Vida longa ao iHUB!

Ricardo Michel

História

Nossa História

Idealizado por ex alunos da UFRJ o projeto surge a partir do desenvolvimento de um mapeamento do ecossistema local e regional de inovação e empreendedorismo. Mapeamento que mais tarde resultaria em uma comunidade para para interação entre alunos(as), ex alunos(as), professores(as) e demais interessados nos temas destacados.

Com apoios de organizações externas e internas a UFRJ o iHUB avançou na consolidação de seu primeiro espaço físico no qual desde 2017 foram realizadas diversas atividades inovadoras e empreendedoras.

Ao longo do seu ciclo de desenvolvimento o iHUB sempre esteve atento para a  necessidade de um ambiente com caráter possibilista que permita os mais variados atores do ecossistema local possam interagirem, prototiparem e experiementarem em diversas áreas do conhecimento. Pretendemos com isso avançar em nossa história e ser não só uma referência virtual, mas também física para aqueles(as) que desejam empreender e inovar.

Linha do Tempo

  • 2016
  • 2017
  • 2018

A partir do mapeamento dos movimentos de inovação de base do ecossistema universitário empreendedor e inovador local (Empresas Juniores, Enactus UFRJ, Equipes de Competição, Ligas Universitárias, Projetos Sociais, Startups, etc) e encontros mobilizados em parceria com a Agência UFRJ de Inovação foram identificadas as dores, necessidades e potencialidades do ecossistema universitário empreendedor e inovador local. A inauguração oficial do iHUB ocorre em dezembro do mesmo ano.

Início das atividades no Espaço iHUB, no prédio CETIC do Parque Tecnológico da UFRJ. Um espaço com 50m² que permitiu ao longo do ano apoiar o ecossistema com atividades complementares em diversas áreas do conhecimento. Além disso projetos foram feitos em conjunto com atores desse ecossistema dentro da UFRJ e fora dela.

Atualmente o projeto se encontra em fase de transição para o novo Espaço iHUB, com 320m², localizado no Parque Tecnológico da UFRJ - Cidade Universitária. A manifestação física de um espaço de referência somada a presença virtual do iHUB, serviços de programas desenvolvidos com parceiros, para o ecossistema universitário empreendedor e inovador local.

História

A marca iHUB

A marca desenvolvida por Marina Araújo mergulha em alguns conceitos que compreendem o universo do iHUB.

Tem por referências conexões, redes e o fato do iHUB funcionar como um guarda-chuva para projetos nos mais variados segmentos.

Ainda com base neste pensamento foram idealizadas variações da mesma, na qual cada uma se encaixa no espaço reservado para tal na logo principal.

A ideia de continuidade é acentuada através da moldura que abraça as formas inseridas no formato de um bloco que se adapta conforme é inserido. Cria assim uma fácil leitura e promove a ideia de conexão entre uma forma e outra.

A Equipe

Carol Gonzaga

Educação

Guilherme Monteiro

Programas e Projetos

Zeilane Fernandes

Comunicação

O Conselho

Em Breve

Redes que participamos

DIYbiosphere Project
Creating Networks (Youth Observatory project)
SyntechBio - BioHacker Spaces Network
Global Entrepreneurship Network

PRIVACIDADE | TERMOS E CONDIÇÕES
© Copyright iHUB – Todos os direitos reservados.

R. Paulo Emídio Barbosa, 485 – Prédio CETIC, Sala 108.
Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ.

Bitnami